Encontra-se aqui:
Tema 3
OS DESAFIOS GEO-CULTIRAIS
Os espaços geo-culturais já não coin-cidem forçosamente com os territórios nacionais e adquirem uma dimensão estratégica Ir »
POLITICAS PUBLICAS E CULTURA
O desafio político de inventar os meios para enfrentar a mundia-lização cultural Ir »
ECONOMIA
e CULTURA

Como conciliar a lógica do mercado baseada no interesse e a lógica da cultura orientada para a criação da ligação social ? Ir »
COMUNICACAO
E CULTURA

Na era dos médias globais, não se pode pensar nem compreender a comunicação sem a cultura Ir »
ENDRENTAR A MUNDIALIZACAO CULTURAL
Il faut inventer les moyens de définir les con-ditions dans les-quelles les diffé-rences devien-nent un enrichis-sement et non une cause de conflits Ir »
OUTROS CONTEUDOS

Artigos
Ligações sobre os debatess
Pontos de vista

Acrescentar os favoritos 
Enviar esta página 

 Economia e cultura

Na economia da informação, são as ideias, os conceitos, a criação do valor social dos bens e serviços que constituem as fontes as mais importantes. As indústrias culturais, " indústrias do imaginário " alimentam por uma grande parte as redes e os suportes informativos. Submetidas aos imperativos da rentabilidade económica, elas reuniram-se para formar um oligopólio que não favorece o pluralismo. A crescente importância económica da cultura pode ser reconhecida e analisada sem ceder ao economismo ambiente ? Como conciliar a lógica do mercado baseada no lucro e a lógica da cultura orientada para a criação do elo social e o desenvolvimento artístico ?

Coordenadora do debate : Senhora Joëlle FARCHY   


Lista dos temas que serão abordados : Que princípios para uma regulação pública ?
A cultura no Internet :entre mitos e realidade
Desafios da propriedade intelectual (1)
A Diversidade Cultural e os Serviços Audiovisuais

Debates em perspectiva :

A Diversidade Cultural e os Serviços Audiovisuais

Apresentação  
 
O conceito de diversidade está presente nas ciências naturais, como a física e, particularmente, a biologia e a ecologia. Nesse último ramo, ele aparece em conjugação com a idéia de robustez de um dado ecossistema, diante dos diversos « acidentes naturais », ou seja, a capacidade de melhor enfrentar – em termos de evitar a desertificação – um choque natural ou exterior, que destrua uma parte das suas espécies. Em síntese, em um ecossistema com uma diversidade elevada de espécies vegetais e/ou animais, os « sobreviventes » poderão, eventualmente, dar início a processos de recuperação que, segundo uma dinâmica em geral complexa, conduzirão a um novo equilíbrio, igualmente rico em termos da diversidade inicial...
Ler o texto de Renato G. Flôres Jr. »

Debates Aceder ao FORUM sobre este tema »

A cultura no internet : entre mitos e realidade

Apresentação  
 
Internet representa um factor de diversidade cultural ou de uniformização dos produtos ? Haverá formas novas de criação artística no Internet ? Quais serão os novos... Sumário e questões »
LO desenvolvimento do Internet fez nascer uma nova utopia, a de um mundo melhor em que haverá mais emprego, mais riqueza, mais democracia, mais harmonia, mais saber. A cultura não escapou a esta utopia generalizada. Internet se constituirá sem dúvida...
Ler o texto de Joëlle FARCHY »

Debates Aceder ao FORUM sobre este tema »

Economia e cultura : que princípios para uma regulação pública?

Apresentação  
 
Os bens e serviços culturais não são apenas- nem em primeiro lugar ?- mercadorias : eles são expressões de identidades que eles contribuem a formar. Suas mais valia deve-se essencialmente a dimensão simbólica, imaterial. As indústrias que os produzem e os distribuem intervêm no domínio dos valores, das ideias, das representações do mundo…
Sumário e questões »
Os desafios dos debates sobre a cultura não dizem unicamente respeito a defesa das identidades ( nacional, geográfica, religiosa, histórica…), eles têm de igual modo uma componente económica que não se pode ignorar se se pretende ter hoje debates instrutivos no espaço público e conseguir elaborar soluções que respondam às exigências conjugadas da economia e da cultura.Estas questões são, hoje, muitas vezes, abordadas...
Ler o texto de Pierre-Jean BENGHOZI »

Debates Aceder ao FORUM sobre este temabr>

Desafios da propriedade intelectual (1)

Apresentação  
Este debate ainda não foi aberto

Página inicial | Actu | Actualizações | Perguntas frequentes | Contribuintes |

Proibida a reprodução sem autorização prévia
Direitos reservados, PlanetAgora.org 2004