Encontra-se aqui:
Tema 5
OS DESAFIOS GEO-CULTIRAIS
Os espaços geo-culturais já não coin-cidem forçosamente com os territórios nacionais e adquirem uma dimensão estratégica Ir »
POLITICAS PUBLICAS E CULTURA
O desafio político de inventar os meios para enfrentar a mundia-lização cultural Ir »
ECONOMIA
e CULTURA

Como conciliar a lógica do mercado baseada no interesse e a lógica da cultura orientada para a criação da ligação social ? Ir »
COMUNICACAO
E CULTURA

Na era dos médias globais, não se pode pensar nem compreender a comunicação sem a cultura Ir »
ENDRENTAR A MUNDIALIZACAO CULTURAL
Il faut inventer les moyens de définir les con-ditions dans les-quelles les diffé-rences devien-nent un enrichis-sement et non une cause de conflits Ir »
OUTROS CONTEUDOS

Artigos
Ligações sobre os debatess
Pontos de vista

Acrescentar os favoritos 
Enviar esta página 

 Enfrentar a mundialização cultural

A mundialização cultural é um processo que provoca a multiplicação, a aceleração e a intensificação das interacções entre as sociedades e suas culturas. Fechar-se, resignar ou estar sobre a defensiva não constituem respostas apropriadas para este desafio inédito. Nem a potência, nem a força, nem a regulamentação internacional, nem a gestão da burocracia não podem dar respostas apropriadas a estes desafios. É necessário inventar instrumentos para gerir estes processos globais e não só seus efeitos na escala nacional. Cabe as sociedades de definir as condições que querem enquadrar suas interacções fazendo das suas diferenças um enriquecimento e não uma causa de conflitos. É através de novas instâncias de deliberações sobre os desafios extra-nacionais que se poderá redefinir constantemente estas condições. Partindo do princípio que em matéria cultural, a abertura indispensável é indissociável da reciprocidade. Nenhuma ex machina não virá governar a mundialização cultural. Resultante não da fatalidade mas de decisões humanas, este processo deve ser conduzido por diligências políticas que associem todas as categorias de actores concernidos para definir as condições do exercício das suas responsabilidades. Quais devem ser as regras de jogo neste novo campo de poderes e contra-poderes ? Que papel podem desempenhar os espaços geo-culturais ?

Coordenador do debate : S. Jean TARDIF   


Lista dos temas que serão abordados : Governação global e democracia
O papel dos espaços géo-culturais
Novas instâncias políticas para tratar os desafios globais
Medidas para melhor compreender os desafios : rede de cadeiras e de institutos sobre a mundialização e cultura
Medidas para a reciprocidade : um fundo de perequação

Página inicial | Actu | Actualizações | Perguntas frequentes | Contribuintes |

Proibida a reprodução sem autorização prévia
Direitos reservados, PlanetAgora.org 2004